COSC - Chronometer. Que raio é isso?

Noticias, novidades e outros assuntos que não se encaixem diretamente nos fóruns especificos.
ATENÇÃO!!!
OS TÓPICOS ANTIGOS ESTÃO SENDO MIGRADOS PARA OS FÓRUNS CORRESPONDENTES.

Moderador: TempusVivendi

COSC - Chronometer. Que raio é isso?

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 01 Dez 2012, 18:18

Pessoal,

Hoje me lembrei de uma discussão que tive em outro fórum em que descambou para chronometer e resolvi abandonar a arena.

Tudo começou por causa de um movimento certina comparado com um omega. Eu disse que o certina era mais bem acabado que o omega e tinha até micro regulagem e que meu lado racional compraria um relógio com aquele movimento, mas que meu lado emocional me faria comprar um omega.

Aí o membro do outro forum veio me dizer que não era microregulagem que fazia um relógio ser chronometer sim desenho, geometria e o escambau ele foi aplaudido e então resolvi me retirar do ringue.

Bom essa é a história que me fez abrir esse tópico. Afinal para que serve o certificado COSC? Para mim não passa de jogo de marketing. Esse certificado tem uma tolerância muito grande perto de um verdadeiro chronometer.

Vou pegar um exemplo fácil da omega os movimentos 751 (chronometer) e 752 (não chronometer), os dois são exatamente iguais e existem outros exemplos de movimentos semelhantes. Aonde está a diferença para um ser chronometer e o outro não? Só tem uma justificativa o 752 é montado com as peças recebidas e vai equipar um relógio e o 751 é montado com peças carimbadas informando dos ajustes e depois vai para os relojoeiros para que sejam "ajustados", que para mim não mais é do que entorta um pouco aqui ou ali, etc..

Então a diferenças nessas maquinas para serem chronometers não é o desenho, a geometria e sim a paciencia de ficarem ajustando as maquinas.

Para mim, relógio com escapamento ancora nunca será um chronometer e nisso sou xiita e o certificado cosc nada mais é do jogo de marketing.

Paulo
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 00:58

• Só Relógios - Negocie on Line

Re: COSC - Chronometer. Que raio é isso?

Mensagem não lidapor anton » 02 Dez 2012, 22:58

Paulo,

Só pra comentar utilizando o exemplos dos ETA.

Os mecanismos ETA normalmente são feitos em várias grades (todo mundo sabe).
Alguns em quatro grades diferentes, sendo a última a grade de cronômetro (o caso do 2824).
Outros em três (2892), outros em duas e alguns em uma única (7001).
Nas duas últimas grades (top e cronometro) de um 2824 a única diferença física é que o cronômetro tem um número de série estampado na platina de base, o resto é a regulagem diferente da grade top que utiliza os mesmos assortimentos.
E, indo mais além, tem marcas que se gabam de fazer regulagens de acordo com o padrão COSC em mecanismos na grade Elaboreé, a mesma que qualquer Tissot de 300 dólares usa (que utiliza assortimentos bem mais baratos, como balanço de níquel).

Abs.
anton
anton
Senior

Registro: 06 Out 2009, 11:25

Voltar para Discussão Geral