Qual o custo de produção de um relógio?

Noticias, novidades e outros assuntos que não se encaixem diretamente nos fóruns especificos.
ATENÇÃO!!!
OS TÓPICOS ANTIGOS ESTÃO SENDO MIGRADOS PARA OS FÓRUNS CORRESPONDENTES.

Moderador: TempusVivendi

Re: Qual o custo de produção de um relógio?

Mensagem não lidapor José Koerich Cunha » 16 Jul 2012, 15:21

Prezado Paulo

Veja que hoje você tem de imputar tudo ao custo de produção, se não quiser quebrar o seu negócio. Tem um amigo meu no negócio da cerveja numa multinacional espanhola, até o custo dos hóteis onde fica a equipa de manutenção das máquinas o cara coloca.

Então custo de produção é tudo; desde o web designer que criou o visual do relógio, ao software do engenheiro que projecta o mesmo no computador, acabando nas campanhas da marca e de divulgação do novo modelo.

Nesse sentido Rolex custa muito dinheiro mas não é caro. Caras são algumas marcas recentes que só têm um visual super apelativo e na volta a máquina que lá está dentro é uma coisa banal, embora boa.

Quanto ao resto, gosto é a coisa mais pessoal que há e tem muito a ver com a época que a pessoa nasce e o país e a cidade em que é criado.

Pessoalmente sou muito eclético, não só nos relógios, um pouco em tudo.

Embora entenda que há muito gosto duvidoso em algumas marcas que estão por aí. Mas há mercado para tudo. Jogador de futebol também precisa usar relógio para não chegar atrasado no treinamento.
José Koerich Cunha
Iniciante

Registro: 10 Jul 2012, 19:22

• Só Relógios - Negocie on Line

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 16 Jul 2012, 16:09

Caro José,

Eu tive uma empresa que infelizmente por causa do estado quebrou, mas isso é assunto para outra hora.

Eu sei muito bem o que são custos, tem gente que pensa que se um produto custa R$ 10 para fabricar e vende por R$ 100 o lucro é R$ 90, só que esquecem de uma série de custos diretos e indiretos.

Minha empresa expunha em diversos lugares, era de informática. Muitas vezes eu mandava 2 pessoas para dar palestras grátis. Haviam cursos de atualizações, viagens, receber clientes. Levar clientes em boates, japonês adora isso e assim vai. Tudo isso e muito mais são custos que só quem administra sabe.

Claro que eu não tinha bala para patrocionar esportes ou mesmo alguma instituição, mas para empresas que fazem isso também é custo.

Muitos desses custos indiretos podem gerar ou não receita, o tempo e a forma de fazerem é que dirão.

Um caso clássico foi a Parmalat investindo no Palmeiras, a marca ganhou um espaço em 2 anos que se fosse numa outra forma mais tradicional iria levar 5 anos e muito mais dinheiro do que o gasto.

Então é isso, quando eu falo de custo de produção penso em tudo isso e não apenas numa marca, mas em todas peso pesadas.

Você chegou a ler o que escrevi sobre Rolls Royce X Relógios? Que eu me lembre não citei marcas de relógios e sim a tecnologia envolvida na construção de um carro manufaturado e um relógio. A diferença é abismal.

Abraço,

Paulo
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 00:58

Mensagem não lidapor José Koerich Cunha » 17 Jul 2012, 17:40

Prezado Paulo

Você mencionou uma questão FUNDAMENTAL nos negócios, SOBRETUDO no BRASIL. A questão do que é custo real, bem diferente do que é margem.

Tendo eu trabalhado na Europa e no Brasil, fica óbvio que quanto mais desenvolvido é um país, mais eficiente ele é, e menor a margem do comércio em geral.

A margem do retalho dos bens consumíveis mais alto que há na Europa é o do vinho e apenas nas adegas de luxo chega excepcionalmente em 35% ( ou seja por exemplo 50 € a dividir por 0.65 = 76,92 ).

Nos produtos em geral dos supermercados a margem anda entre 10% a 20% ( falo de margem forte, de cima para baixo).

Nalguns produtos de altíssima rotação e com marcas MUITO FORTES em países como a França a margem pode ser de 1% ou até 0%. Caso dos yogurtes de marca.

Nos relógios a margem média vai para os 38%.

Ora isso no Brasil seria suicídio PURO. O custo Brasil que varia de produto para produto pode consumir até 50% ou mais do valor da mercadoria.

Então muitas vezes quando um comerciante no Brasil compra por 50 para vender por 100, ele pode estar apenas ganhando dinheiro residualmente.

Basta ver o preço de um ponto de restaurante nos bairros bons do Rio de Janeiro para perceber o quanto ilógico pode ser um negócio no Brasil.

Com o preço do ponto você monta dois ou três restaurantes em Barcelona, completamente equipados !!!

Hoje os melhores restaurantes do mundo em Nova Yorque e em Londres são mais baratos que os melhores restaurantes de São Paulo. Tem algo de estranho na economia brasileira.
José Koerich Cunha
Iniciante

Registro: 10 Jul 2012, 19:22

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 18 Jul 2012, 00:20

José,

Vou responder aqui e depois vou dividir o tópico para não desvirtuar.
O custo Brasil é enorme e quase não traz benefícios ao povo, mas como dizem infelizmente o povo tem os governantes que merece.

Nossos poderes executivo, legislativo e judiciário são podres e o pior no topo da pirâmide. Apesar de ser brasileiro considero que ainda estamos numa república de bananas.

O povo não sabe votar, Pelé disse isso uma vez e quase foi linchado e ele tem toda a razão. Aqui se vota na pessoa pela aparência, pela promessa descabida, etc. e além de tudo temos o frank-voto, uma pessoa vota na mesma cédula no Lula e no Maluf. Apesar de que todos são farinha do mesmo saco.

O Lula que um semi-analfabeto, mas muito inteligente saiu de uma fabrica e virou presidente da republica e o mais estranho de tudo, um de seus filhos que tinha um salario de R$ 1.700,00 em 5 anos ficou milionário.
Abriu uma empresa de fachada onde um dos sócios é uma empresa de telefonia e comprou duas fazendas no valor de R$ 100 milhões.
Quando questionaram o pai, este respondeu que tudo se devia ao talento do filho. Que negócio cresce tanto em 5 anos?

Temos outro exemplo que é o bilionário Eike Batista que o pai foi ministro do governo militar. Ele disse que tudo começou com ele pegando U$ 500.000 emprestados nos anos 70 de joalheiros para comprar ouro no garimpo para negociar.
Bom, digamos que ele conseguiu mesmo esse dinheiro emprestado. Mas como ele conseguiu sobreviver em áreas remotas do país com todo esse dinheiro?
Sem o respaldo do pai que deve ter acionado exercito, policia federal, aeronáutica, etc. com toda certeza eu o outro qualquer estaríamos enterrados em algum canto da floresta.

Se eu enumerar todas as barbaridades que são feitas com dinheiro publico isso aqui vai longe. Só para constar em março passado eu fui atropelado e fui levado para o hospital publico e fiquei horrorizado. Os médicos e enfermeiras tem boa vontade, mas não tem o básico para trabalhar. Apesar de o acidente ter sido muito feio, felizmente sou grande e o carro pequeno e por isso dei muita sorte.
No outro dia precisei voltar ao hospital e então eu vi a barbaridade, coisa que só tinha visto na televisão, doentes em macas nos corredores sem assistência nenhuma.

Quando a economia mundial começou entrar em colapso em 2008 eu discuti com um amigo que deve usar tapa olhos, pois na época o Lula disse que por aqui seria uma marolinha e não um tsunami e esse amigo me chamou de reacionário. Eu batia o pé de que um país depende do outro e que quem estava segurando nossa economia era a China.
Pois é, agora a China já acendeu a luz amarela e a brasileira ainda está branca porque a tinta vermelha saiu.

Nosso PIB caiu e muito, nosso crescimento está ladeira abaixo, o pré-sal é uma falácia, a Petrobrás não tem petróleo para processar e assim vai.

Nossos altos custos estão diretamente ligados a corrupção, o dinheiro que sai para uma atividade não chega à base, para no meio do caminho.

Só para encerrar, uma prima de minha mulher foi convidada e vai passar um ano dando aula na universidade de Illinois sobre soja, os americanos querem aprender como ter a mesma produtividade que temos. E essa prima de minha mulher escutou o seguinte de um americano “poderíamos fazer um intercâmbio, você vem dar aulas para nós de como produzir a soja e nós enviaríamos técnicos ao Brasil para ensinar como transportar a soja com sem perdas”.

É isso aí, e viva o vale dentadura, vale isso vale aquilo.

Paulo
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 00:58

Anterior

Voltar para Discussão Geral