Qual o custo de produção de um relógio?

Noticias, novidades e outros assuntos que não se encaixem diretamente nos fóruns especificos.
ATENÇÃO!!!
OS TÓPICOS ANTIGOS ESTÃO SENDO MIGRADOS PARA OS FÓRUNS CORRESPONDENTES.

Moderador: TempusVivendi

Qual o custo de produção de um relógio?

Mensagem não lidapor anton » 29 Abr 2012, 22:58

Qual será o custo de produção de um relógio? ou melhor colocando, do preço final ao consumidor qual será o percentual médio equivalente ao custo de produção?

Taí uma questão interessante e para a qual nós, foristas, com certeza não temos uma resposta satisfatória.

Depois de minha última aquisição (um flieger colocado a venda direta pelo próprio fabricante) me veio novamente esse questionamento a cabeça.

Tenho algumas experiências comprando direto dos fabricantes que me fazem crer que o o precentual equivalente ao custo dentro do preço final é relativamente baixo. Já comprei relógios direto do fabricante (Auguste Reymond)que usavam ebauches eta com adição de módulos pela Soprod totalmente decorados (coisa que a gente vê nos CyS, Baume, Ebel) por preços equivalentes a 1/5 dos valores que são cobrados por essas marcas em modelos, digamos, "equivalentes".
Agora a pouco tempo adquiri um Flieger direto do fabricante, como falei, que utiliza um UT 6498 totalmente decorado (e bem regulado), com a frescurada dos cristais de safira em ambos os lados (e ambos com tratamento anti-reflexo), caixa em aço 316L, pulseira "hand-made", com um excelente acabamento no conjunto por 350 euros (agora parece que o preço aumentou em 30 euros). Tudo bem que este valor não é nenhuma "barbada", mas fica muito abaixo de modelos equivalentes de marcas conhecidas.

Por essas e outras, creio eu que entre o preço final e o real custo de produção de um relógio exista um abismo de diferença.

Abs.
anton
anton
Senior

Registro: 06 Out 2009, 11:25

• Só Relógios - Negocie on Line

Re: Qual o custo de produção de um relógio?

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 30 Abr 2012, 15:10

Anton,

Nesse tópico viewtopic.php?f=28&t=1398 eu questiono a mesma coisa.

O preço dos relógios é injustificáveis, por mais que se agregue valores, tais como produção, marketing, etc., existe um tremendo abismo entre o preço final de produção e o preço ao consumidor.

Os relógios passaram de necessidade para vaidade, então os fabricantes aproveitam.

Como já me disseram a muitos anos, aonde se ganha mais dinheiro são na vaidade e na ganância das pessoas.

E enquanto existirem vaidosos pagando o preço pedido com toda certeza os fabricantes não irão abaixar seus preços.

Tirando os itens de colecionismo em que impera fatores desconhecidos, eu não entendo porque as pessoas compram relógios ferramentas (não estou citando marcas) por um valor absurdo.

Quem em sã consciência precisa de um relógio que suporte acima de 50m de profundidade?
Ou quem precisa de um relógio que aguente um campo magnético impressionante?

Então a resposta para seu questionamento continua em aberto.

Abraço,

Paulo
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 00:58

Mensagem não lidapor anton » 30 Abr 2012, 22:30

Paulo,

Da sua resposta me vieram a memória duas coisas: a primeira são os risíveis 12.000 metros de profundidade a que pode ser submetido o protótipo do novo Rolex Sub (o mergulhador já nos 6.000 metros está todo esmagado, mas ainda pode descer mais, pois o relógio aguenta...) Uma tremenda inutilidade.

A segunda coisa que me veio a memória foram alguns emails que troquei certa vez com um "ingrossista" italiano em uma de minhas incursões pelo Ebay da Itália. Pra quem não sabe, "ingrossista" na Itália é o equivalente de nosso atacadista (aquele que compra e vende em grandes quantidades). De alguns deles, já comprei interessantes relógios mecânicos a preço de banana.
Há algumas marcas "Swiss Made" que tem a maior parte de seu capital na mão de grupos italianos (o caso da Lorenz e da Sector). Pois bem, tais marcas lá de vez em quando vendem grandes estoques de modelos fora de linha ou que "encalharam" a "ingrossistas" italianos.
O caso em questão, foi que, email vai, email vem, um destes "ingrossistas" me falou que tais fabricantes vendem os relógios a cerca de 15 ou 20 por cento do valor de tabela das revendas. Ou seja, para um relógio tabelado nas revendas em 500 euros, o fabricante o vendia por 75 ou 100 euros. SEgundo ele, os " ingrossistas" vendiam depois tais peças colocando um lucro de 50 a 100 por cento em cima do valor pago ao fabricante. Então, o relógio tabelado em 500 euros nas revendas poderia sair por cerca de pouco mais 100 euros para o consumidor final.

Abs.
anton
anton
Senior

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 08 Mai 2012, 18:58

Anton,

Gostei dessa da Rolex, nada como caçar pardal com bazuca. :badgrin: :badgrin:
Falando em Rolex uma coisa me chamou a atenção, volta e meia eu assisto algum seriado e até algum tempo atrás os detetives verificavam que o corpo da vitima ainda tinha um Rolex no pulso e hoje mudou para Patek.

Esse lance dos italianos é uma boa saber, quando eu puder vou ver se consigo trazer alguma coisa.
Eu gosto de bons relógios que me agradem e não me ligo em marcas.

Abraço,

Paulo
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor anton » 09 Mai 2012, 02:09

TempusVivendi escreveu:Anton,

Falando em Rolex uma coisa me chamou a atenção, volta e meia eu assisto algum seriado e até algum tempo atrás os detetives verificavam que o corpo da vitima ainda tinha um Rolex no pulso e hoje mudou para Patek.

Abraço,

Paulo

Curioso esse detalhe dos Rolex em filmes...
Daria até pra brincar lembrando uma das propagandas da Rolex: "Se ninguém nota seu pulso, então vc está morto" (e claro, notar o pulso era notá-lo por causa do RLX).
Se a gente comparar com a publicidade da Patek ("Você nunca é dono de um Patek, apenas guarda-o para a geração seguinte"), vê que a publicidade da RLX aposta na esnobice e na "peruagem".

Não vou comentar sobre o relógio RLX, mas apenas observando o marketing da marca, dá pra dizer, sem muita margem de erro, que um Rolex é o relógio perfeito para o "Noveau-Riche". Nada tem nada de aristocrático, mas sim de burguês esnobe.

Abraços.
anton
anton
Senior

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 12 Mai 2012, 10:18

anton escreveu:
Curioso esse detalhe dos Rolex em filmes...
Daria até pra brincar lembrando uma das propagandas da Rolex: "Se ninguém nota seu pulso, então vc está morto" (e claro, notar o pulso era notá-lo por causa do RLX).
Se a gente comparar com a publicidade da Patek ("Você nunca é dono de um Patek, apenas guarda-o para a geração seguinte"), vê que a publicidade da RLX aposta na esnobice e na "peruagem".

Não vou comentar sobre o relógio RLX, mas apenas observando o marketing da marca, dá pra dizer, sem muita margem de erro, que um Rolex é o relógio perfeito para o "Noveau-Riche". Nada tem nada de aristocrático, mas sim de burguês esnobe.

Abraços.
anton

Anton,

O Sergio Lorezon bem que poderia colocar a opinião dele nesse tópico.
Logo depois que o fórum foi fundado teve uma discussão sobre isso por aqui e deu a maior audiência e encrenca também.
Teve até idiota que me ameaçou dizendo que iria arrebentar minha cara. Cheguei a parar o fórum, deletar um monte de besteiras postadas e depois coloquei no ar novamente.
Hoje o fórum tem moderação para as primeiras mensagens de um novo usuário, se entrar apenas para detonar as mensagens são deletadas.

Minha posição eu mantenho, não gosto de Rolex e nem de Montblanc. No final dos anos 80 e começo dos 90 todo moleque na área de informática usava um terno jaquetão, uma Montblanc no bolso de fora do paletó, gumex na cabeça e um Rolex no pulso. Para mim virou uniforme de muito mal gosto.

Para mim o Rolex é um bom relógio, como também a Montblanc é uma boa caneta, mas nenhum deles justifica o preço.

Agora tem uma coisa é certeza, Rolex pegou a pecha de relógio de bicheiro, traficante, Noveau-Riche latino, etc., etc.. Enumerar tudo ficaria difícil.

Abraço,

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor vip.imports2010 » 12 Jun 2012, 14:46

Muito interessante esse tópico. Na minha opinião a Rolex é uma baita marca, e acho preço justo pelo que oferece. Qual marca 100% in house oferece produtos ao preço dos Rolex e com essa qualidade? Considero comprar um Rolex quase um investimento, não desvaloriza e tende a subir o preço com o tempo.
Com certeza existem diversas marcas no mercado que estão super valorizadas sem menor motivo, algumas com valores superiores aos Rolex's ... O que dizer da Hublot ? Esse sim é o relógio da "moda", todo novo rico tem um no pulso, se possível maior que um despertador.
vip.imports2010
Iniciante

Registro: 12 Jun 2012, 12:04

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 16 Jun 2012, 02:55

Vip,

A Rolex já deu muita discussão por aqui. Mas eu mantenho minha posição não gosto da marca desde o final dos anos 80.
Não digo que o Rolex não seja um bom relógio, muito pelo contrário.

Tirando as aberrações cheias de pedras preciosas. Por quanto se compra um Sub novo? +/- $ 4,500 que para um americano não é um grande valor.
Na mesma linha temos o Omega Seamaster co-axial pela mesma faixa de preço.

Agora essa história de que Rolex é investimento não justifica a compra. Como eu li certa vez uma coleção de relógios que valem hoje $ 10,000 em cinco anos podem valer $ 5,000 ou $ 50,000. Tudo uma questão de sorte.
E não é só em relação a Rolex, mas qualquer outro fabricante.

A Rolex não pode ser considerada pura e simplesmente um investimento. Hoje os relógios valorizados são os ferramentas, porque um relógio social dela não tem grande valor de revenda usado, nem os vintage.

Aí você pode dizer que daqui 10 ou 20 anos eles relógios irão valer uma fortuna. Eu digo que não.
Hoje o pessoal está descolado, compra o relógio e guarda a documentação, elos, etc., etc., coisa que não existia a 20 anos atrás.
Então daqui a 20 anos teremos muitos futuros relógios vintage da Rolex com toda documentação, etc., o que não vai deixar o preço subir como hoje.
E isso não acontecerá só com Rolex, mas com todos.

Espero que entenda meu ponto de vista.

Abraço,

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor José Koerich Cunha » 10 Jul 2012, 19:38

Boa noite a todos

A questão do valor dos relógios exclusivos não pode ser equacionada da mesma forma que a produção de um bem corrente de consumo.

Os relógios exclusivos são "Veblen goods" logo toda a sua cadeia de produção tem de ser orientada dentro desse conceito que é caríssimo. Não basta produzir um Corum; no valor dele está o que vai pagar pelos patrocínios de regatas à volta do mundo, o valor do designer, os custos dos planos de marketing da empresa, etc. Isso é bem mais que o valor da produção por si. Mas mesmo aqui, os artesãos que fabricam estes relógios ganham muito bem e utilizam equipamento de ponta caríssimo.

Finalmente a diferença entre o custo de produção TOTAL e o o PVP tem a ver com as margens enormes dos importadores e distribuidores, pois também estes têm de trabalhar dentro de uma lógica de exclusividade.

Finalmente se um cara quebrar e tiver um Seiko qualquer da vida no pulso está ferrado; se tiver um Patek até pode recomeçar a sua vida......
José Koerich Cunha
Iniciante

Registro: 10 Jul 2012, 19:22

Mensagem não lidapor anton » 12 Jul 2012, 00:54

José Koerich Cunha escreveu: Mas mesmo aqui, os artesãos que fabricam estes relógios ganham muito bem e utilizam equipamento de ponta caríssimo.

Finalmente a diferença entre o custo de produção TOTAL e o o PVP tem a ver com as margens enormes dos importadores e distribuidores, pois também estes têm de trabalhar dentro de uma lógica de exclusividade.

Frase chave: "ganham muito bem..."

Concordo em parte com a teoria, uma vez que bens de luxo não seguem as mesmas regras de preço dos bens de consumo utilitários, coisa que já defendi aqui uma vez.
Mas, mesmo dentro da lógica dos "Veblen goods", como o colega falou, fica difícil aceitar que um relógio Lange por vezes custe o mesmo ou mais do que um automóvel Jaguar. Estou comparando dois bens feitos para um mercado dito "altamente exclusivo".
Abs.
anton
anton
Senior

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 14 Jul 2012, 11:49

Pessoal,

Pegando o gancho do Anton eu postei Relogios X Rolls Royce que o link está acim e se encontra dentro do contexto desse tópico.

Quanto a relação Patek X Seiko, vai depender muito para salvar a pele de uma pessoa, pois em tudo existe um patamar. Um Seiko GS pode salvar a pele de alguém e pelo patamares nem sempre um Patek salva.
O dono de um Patek nos leva a pensar em patamares financeiros muito altos e existem Patek de U$ 5000 a alguns milhões.

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor José Koerich Cunha » 14 Jul 2012, 22:04

Prezados colegas

Penso que no geral devemos não nos deixar impressionar por aqueles relógios que custam centenas de milhares de dólares. Na verdade quantos relógios desses se vendem por dia ?

Quantas dessas peças são verdadeiros relógios, quantas não são turbilhões de vaidades numeradas !

A guerra é mesmo até aos 10.000 USD, se tiver um pouco mais de complicação ou ouro, até 25.000.

Este segmento sim, vale muito, vende bem. E a questão que coloca é se estes relógios valem o que custam.

E aí efectivamente tem uma marca que se destaca e muito das demais e com frequência é por aqui facilmente denegrida. Uma marca que dá emprego a 2800 pessoas e dá um lucro anual de 3 bilhões de dólares, vendendo 650.000 relógios que não atendem à demanda global.
José Koerich Cunha
Iniciante

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 14 Jul 2012, 23:48

José Koerich Cunha escreveu:Prezados colegas

E aí efectivamente tem uma marca que se destaca e muito das demais e com frequência é por aqui facilmente denegrida. Uma marca que dá emprego a 2800 pessoas e dá um lucro anual de 3 bilhões de dólares, vendendo 650.000 relógios que não atendem à demanda global.

Caro José,

Na verdade aqui ninguém diz que a Rolex não fabrica bons relógios, muito pelo contrário.

O ponto é que tentam levar a Rolex para alta relojoaria e coloca-lá como simbolo de status. Aqui é onde o bicho pega.
É mais ou menos a história do chapéu e dos cigarros. Até os anos 50 a propaganda dizia que um homem na moda deveria usar chapéu e depois passou a ser cigarros. Tudo uma questão de marketing.

Quanto as pseudo invenções da Rolex estas foram copiadas e melhoradas com novas tecnologias.
Oyster - Já haviam relógios de bolso a prova d´agua, a diferença era que em vez de rosquear a coroa tinha uma canequinha que era rosqueada e protegia a coroa.
Perpetual - Isso é uma invenção de Perrelet a mais de 100 anos antes do lançamento
Day/Date - Isso também já haviam nos relógios de bolso

Veja bem o Rolex tem um desenho classico dos anos 50/60 que acho muito bonito, mas eu nunca pagaria rios de dinheiro por um relógio destes. Claro que se me aparecer um Sub dos anos 60/70 com um preço justo eu pagaria. Acontece que relógios desse periodo são para colecionadores e aí existe um tremendo fator que é a emoção.
Falando nisso eu prefiro um Rolex do que um Omega Flightmaster que parece uma alegoria de carnaval.

Quanto a um Rolex novo eu prefiro ir para outras marcas, não me chamam a atenção.
Agora com toda a certeza os Rolex de 10 anos para cá não irão se valorizar tanto quanto os de 30 a 50 anos atrás. E como eu já disse isso não vale apenas para a Rolex, mas para todas as marcas.

Até o inicio dos anos 90 muita gente não se preocupava em guardar documentos, etc. e hoje todo mundo guarda tudo.

Veja só uma coisa eu já negociei dezenas de Patek Gondolo de bolso. E que eu me lembre apenas 3 tinha o documento original e apenas um além do documento tinha também a embalagem.

Espero que compreenda meu ponto de vista.

Abraço,

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor José Koerich Cunha » 16 Jul 2012, 13:58

Prezado Paulo

Eu entendo seu ponto de vista.

Apenas estava transmitindo aquela que é a perspectiva do mercado. Para meu uso pessoal tem muitos relógios superiores ao Rolex, mas um Rolex é uma marca imbatível e é um produto de altíssima fiabilidade e importante de enorme liquidez, com procura imediata.

Se alguém me aparecer para vender em segunda mão um Rolex e qualquer outro relógio, 95% dos casos eu vou preferir ficar com o Rolex. Eu e a maioria das pessoas.

O Rolex é um valor seguro em todo o mundo e isto não pode acontecer por acaso. Ou seja o Rolex provavelmente é a marca cujo valor de mercado se aproxima mais do valor de produção.

A maioria das marcas em segunda mão, mesmo que as peças sejam quase novas,
perdem directo 40%, 50% do valor, até no Brasil.

cumprimentos
José Koerich Cunha
Iniciante

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 16 Jul 2012, 14:29

José Koerich Cunha escreveu:Prezado Paulo

Eu entendo seu ponto de vista.

Apenas estava transmitindo aquela que é a perspectiva do mercado. Para meu uso pessoal tem muitos relógios superiores ao Rolex, mas um Rolex é uma marca imbatível e é um produto de altíssima fiabilidade e importante de enorme liquidez, com procura imediata.

Se alguém me aparecer para vender em segunda mão um Rolex e qualquer outro relógio, 95% dos casos eu vou preferir ficar com o Rolex. Eu e a maioria das pessoas.

O Rolex é um valor seguro em todo o mundo e isto não pode acontecer por acaso. Ou seja o Rolex provavelmente é a marca cujo valor de mercado se aproxima mais do valor de produção.

A maioria das marcas em segunda mão, mesmo que as peças sejam quase novas,
perdem directo 40%, 50% do valor, até no Brasil.

cumprimentos

Caro José,

Eu só discordo de que o Rolex tenha o valor de mercado próximo ao de produção, se fosse assim já teria quebrado a muito tempo.
Acho que o amigo quis dizer que um Rolex semi usado tenha o valor próximo de um novo. O que concordo,

No restante o amigo tem toda a razão. Mas tudo é devido a dois fatores, um ótimo relógio e um grande marketing.

Como sou um apaixonado por relógios de bolso e de pulso vou até os anos 60, sei lá sou estranho. Veja só meu relógio do dia a dia é um Seiko quartzo dos anos 90. Gosto de relógios quartzo desse período.

A outra coisa que pega é que tenho o pulso fino e quando vejo os relógios atuais tomo um susto pelo tamanho deles. Outro dia eu vi um relógio lindo, não lembro a marca e acho que postei aqui só quando eu vi o diâmetro é de 42mm.

Bom, é isso.

Abraço,

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Próximo

Voltar para Discussão Geral