A relojoaria americana e seu principio.

Noticias, novidades e outros assuntos que não se encaixem diretamente nos fóruns especificos.
ATENÇÃO!!!
OS TÓPICOS ANTIGOS ESTÃO SENDO MIGRADOS PARA OS FÓRUNS CORRESPONDENTES.

Moderador: TempusVivendi

A relojoaria americana e seu principio.

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 18 Nov 2010, 09:50

Amigos,

Sempre fui fã da relojoaria americana que eu cheguei a defender com unhas e dentes e posso dizer que fui o precursor dela em fóruns no Brasil.

Considerando os relógios sem complicações, que os americanos fabricaram poucos, são superiores aos suíços. A grande diferença foi o marketing, os americanos tinham um mercado interno muito grande e os suíços tinham que exportar porque o mercado interno deles era pequeno.
Diga-se de passagem que numa época os suíços falsificaram relógios para vender no mercado americano.

Um dos fabricantes suíço que se adaptou ao mercado americano foi a Omega que fabricou relógios ferroviários mediante as regras americanas.

A história da relojoaria americana é incrível a Elgin por exemplo fabricou mais relógios que todos os outros fabricantes internos, não considerando os dolar watch, e teve muitos que tentaram fabricar relógios e fizeram 20 a 100 no máximo.

Um grande erro é considerar a Waltham como sendo a pioneira na fabricação de relógios em série, apesar de todos os percalços ela foi a primeira que deu certo, mas não foi a pioneira.
A empresa pioneira em fabricar relógios em série foi a Pitkin Watch Co. que construíram maquinas automatizadas para isso mais de uma década antes da Waltham, mas que acabou afundando. Eles fabricaram por volta de 600 relógios.

Para quem quiser pesquisar no google tem um monte de informações sobre os irmão James e Henry, abaixo tem uma ilustração de um dos relógios fabricado por eles.

Abraços,

Paulo

Imagem
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 00:58

• Só Relógios - Negocie on Line

Re: A relojoaria americana e seu principio.

Mensagem não lidapor anton » 19 Nov 2010, 21:38

Paulo, existe uma história, não sei se é verídica, que relata que numa daquelas Exposições Universais, a Suíça mandou um enviado a fim de somente observar e relatar o que os EUA estavam apresentando em termos de relojoaria. Segundo consta, o cara saiu de lá alarmado, pois o conceito de produção em série havia barateado enormemente os relógios. E a padronização de qualidade (uma das propriedades da produção em série) era algo assustador.

Confirmas essa historinha?

Um abraço.
anton
anton
Senior

Registro: 06 Out 2009, 11:25

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 20 Nov 2010, 00:50

Anton,

Isso está documentado num livro, vou dar uma procurada e postarei depois.
O processo de fabricação em massa de relógios confiáveis e precisos deixou os suíços de cabelos em pé.
Eles então partiram para nichos diferentes aonde entram os grandes fabricantes como a Patek que fabricaram relógios que são jóias ou então complicados.
Num período a relojoaria americana brilhou causando inveja aos suíços, claro que na produção em massa.

Abraço,

Paulo
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor anton » 20 Nov 2010, 08:15

Paulo,

outra que vou chutar sem ter conhecimento embasado: parece-me que foi depois desse episódio (e motivado por ele) que houve aquela famosa segmentação da industria relojoeira suíça (em que determinadas regiões e grupos de empresas tinham permissão para produzir somente alguns tipos de Ebauche, a fim de evitar a concorrência interna).

Abs.
anton
anton
Senior

Registro: 06 Out 2009, 11:25

Mensagem não lidapor Lorenz » 20 Nov 2010, 11:11

Paulo,

Muito interessante!
Por desconhecer esse fabricante, fui procurar mais informações, olha que interessante esse site, parece ser paginas escaneadas de algum livro.

http://www.sil.si.edu/imagegalaxy/image ... imekeeping

Abs/Sergio
There´s a Lot More to a Wristwatch Culture Than Flashing Status Symbols
Lorenz
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 07:48

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 20 Nov 2010, 15:55

Sergio,

As imagens realmente faz parte de um livro de Henry G. Abbott editado em 1888, existe uma reimpressão dos anos 80 ou 90.
Henry G. Abbott escreveu livros técnicos sobre diversos assuntos, eu já conhecia alguma coisa dele citado em fóruns, mas nada igual ao que você postou.

Abraço,

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Voltar para Discussão Geral