Relojoeiros!!! Que falta fazem

Noticias, novidades e outros assuntos que não se encaixem diretamente nos fóruns especificos.
ATENÇÃO!!!
OS TÓPICOS ANTIGOS ESTÃO SENDO MIGRADOS PARA OS FÓRUNS CORRESPONDENTES.

Moderador: TempusVivendi

Relojoeiros!!! Que falta fazem

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 09 Jan 2008, 18:34

Pessoal,

Essa é uma pequena história rápida.
Eu tenho 2 Waltham´s iguais com eixos de balanço quebrado e em um o regulador estava faltando.

Para encontrar as peças pedi ajuda no forum da NAWCC e prontamente me indicaram uma pessoa que poderia fornecer.
Por acaso eu já tinha comprado outras peças dessa pessoa e me esquecido.

Bom, por 2 eixos de balanço e mais um regulador eu paguei 35 USD e precisava do envio rápido o que seria mais 25 USD de EMS.

Aí surgiu um problema, esse vendedor não aceita PayPal e nem transferencia direto a conta dele, só ordem de pagamento ou cash.

Como tenho contato nos EUA consegui resolver esse problema rapidamente.
Então no dia 03/01 esse vendedor recebeu o cash e me despachou na sexta.

A maior das minhas surpresas, as peças foram entregues ontem a tarde, a alfandega e os correios fizeram um trabalho rapido.

Aí hoje pela manhã, fui ao meu relojoeiro levando as peças. E adivinhem?
Ele me pediu 1 semana para entregar os balanços montados. :-?
Caramba, ele não está me fazendo um favor pois o serviço é pago. E depois fica reclamando que a vida está difícil.

Paulo
TempusVivendi
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 00:58

• Só Relógios - Negocie on Line

Mensagem não lidapor Edgar » 11 Jan 2008, 22:56

Paulo, me corrija por favor se vou falar besteira. Mas eu li em algum lugar que em média um relojoeiro leva para desmontar um relógio 30 minutos e para montar uns 40 minutos, acho que foi isso que li. Será que as vezes eles não exageram um pouco para dar a impressão que estão até o pescoço com serviço? Ou..... ele têm um serviço que vai ganhar mais e aparece um que não vai cobrar tanto, ai ele passa o seu para trás. E vai indo....
Sabe eu tive uma loja de celulares e era Assistência Técnica autorizado de duas marcas. Fechamos a loja. Sabe, neste mundo têm tanto rolo, mas tanto rolo, que eu falei tô fora...eu quero deitar e dormir...Você não imagina o que fazem....ou o que deixam de fazer e dizem que fizeram....ou não fizeram nada e dizem que fizeram tudo. Eu fui comprar uma peça em uma oficina, e lá chegando o dono estava feliz da vida. Disse ao cliente que o celular precisava trocar a placa, problema grave, não funcionava.... Não ria, sabe o que ele tinha quando eu vi, um parafuso solto perto da antena (Samsung), ele disse que iria fazer um desconto mas que iria demorar uns dias, serviço difícil...... eu saí de lá e nem a peça comprei....esse não é meu mundo.....
Edgar
Edgar
Senior

Registro: 11 Jan 2008, 14:46

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 12 Jan 2008, 00:03

Edgar,

Eu sou da área de informática e desisti a algum tempo disso, mas pelo pessoal que "acha que manja" que prostituiriam o mercado.

Veja uma coisa, não sou relojoeiro, mas se eu compro um relógio de bolso sem complicações atrasando porque está sujo eu demoro 15 minutos para desmontar + 30 minutos na limpeza (tenho maquina de ultra som) e + 30 minutos para montar e lubrificar.
Total entre 1:15 e 1:30hs. Então quanto tempo demoraria um relojoeiro profissional?
Também eu não passo de relógios de bolso sem defeito e sem complicações.

Acontece que relojoeiro quer ganhar dinheiro trocando pilha. Paga R$ 0,6o no centrão e coloca em 2 minutos cobrando R$ 5,00.

Paulo
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor Edgar » 12 Jan 2008, 13:57

É Paulo, acho que esse mundo não é o nosso.....e de muitos ainda que em minoria, que pensam como nós,....que pena!....por quê as coisas estão assim?....Onde estão os verdadeiros técnicos? Eu me lembro de uma passagem, eu tenho um Seiko Diver Scuba, há mais de 20 anos, e fui trocar a bateria na Seiko, lá na Liberdade. Eu achei que era exagero.... qdo lá cheguei, fui recepcionado por uma pessoa, pediu-me para sentar, colocou o meu relógio em uma caixa forrada de veludo, fez um exame minucioso, escreveu em um papel alguns micro-riscos na caixa, pediu-me para assinar, levou ao laboratório, que era com uma parede de vidro, os técnicos, eram senhores japoneses, de avental branco e usavam até máscara para não respirarem perto do relógio, parecia uma sala de cirurgia, a bateria desse relógio ela durava em média 5 anos, me deram garantia por escrito por 5 anos, se parar antes desse prazo ele trocariam na garantia....que respeito com o cliente e com o relógio.... Por que os técnicos não fazem isso? é tão difícil.....é frescura? acho que não.... é respeito....
Abraços
Edgar
Edgar
Senior

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 13 Jan 2008, 13:39

Edgar,

Se eu tivesse bala na agulha iria montar uma relojoaria.

Iria contratar um bom relojoeiro e mais 4 aprendizes com aptidão mecânica.
Compraria ferramentas e instrumentos de primeira e montaria uma bela biblioteca tecnica.

Só que o preço seria cobrado pelo tipo de serviço descartando a marca como é feito nos EUA.

Paulo
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 15 Jan 2008, 14:19

Pessoal,

Hoje infelizmente fui pegar meu relógio. Quando eu vi não acreditei, a roda do balanço girava igual a roda de uma carroça de bois.

Reclamei com o fdp, a resposta dele foi que eu levei eixo torto. Minha resposta foi deixa eu ver meus relógios que estão contigo. Ele trouxe uma caixa, peguei ela e vim embora.

Caramba, eu consegui eixos NOS fabricados no final do seculo 19 e inicio do seculo 20.
Paguei uma nota por eles para ter esse tipo de serviço.

Paulo
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor Edgar » 15 Jan 2008, 16:49

Paulo,

Sem comentários......parece a rede de saúde pública!...você entra com um relógio na mão e uma vela na outra rezando para dar tudo certo, e se possível de joelhos......
Edgar
Edgar
Senior

Mensagem não lidapor Miguel » 15 Jan 2008, 20:23

Paulo, quanto acha que sairia abrir uma relojoaria como fala?

tempusvivendi escreveu:Edgar,

Se eu tivesse bala na agulha iria montar uma relojoaria.

Iria contratar um bom relojoeiro e mais 4 aprendizes com aptidão mecânica.
Compraria ferramentas e instrumentos de primeira e montaria uma bela biblioteca tecnica.

Só que o preço seria cobrado pelo tipo de serviço descartando a marca como é feito nos EUA.

Paulo
Abraços,

Miguel

"...all that we need is wine and good company!"
Miguel
Iniciante

Registro: 15 Jan 2008, 08:34

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 16 Jan 2008, 01:32

Miguel,

Eu não fiz um planejamento de negócio para isso, vou fazer um calculo basico

- ferramentas de R$ 10.000
- Instrumentos: R$ 2500
- biblioteca: R$ 2500

- Aluguel de espaço: R$ 1000
- Reforma + bancadas: R$ 20.000 (depende do espaço)
- Computador: R$ 3000

Salario de relojoeiro: R$ 3000,00
Salario de aprendiz: R$ 600,00
Salario de recepção: R$ 600,00

Comunicações: R$ 500

Tempos de reforma: 45 dias
Tempo de treinamento basico para os aprendizes: 60 dias
Além do salario tem mais os impostos.

Abertura de firma: não sei atualmente.

Paulo
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor Miguel » 16 Jan 2008, 17:37

E será que há mesmo mercado?
Abraços,

Miguel

"...all that we need is wine and good company!"
Miguel
Iniciante

Registro: 15 Jan 2008, 08:34

Mensagem não lidapor Edgar » 16 Jan 2008, 20:13

Olá Senhores,

Se há mercado "só Deus sabe!", mas eu te garanto uma coisa, trabalhei na divisão de Assistência Técnica de 2 grandes empresas Sanyo e Brastemp, e quando tinha aquela assistência que fazia o serviço direito, ela ficava abarrotada de serviço. Tudo bem são mercados diferentes. Mas o que quero dizer é que se trabalhar bem, meu amigo a coisa espalha....Qualidade, Honestidade, Cumprimento de Prazo, Serviço leva e traz e Preço Justo, são alguns dos principais ingredientes para uma oficina de qualquer coisa, dar certo. Hoje, só por curiosidade, se os senhores precisarem de um BOM mecânico será que está vazia a oficina dele? e um Bom pintor, um BOM funileiro, um Bom pedreiro, um BOM eletricista e por ai vai... enfim para um BOM, sempre terá lugar....
É para se pensar.....
Abraços
Edgar
Edgar
Senior

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 17 Jan 2008, 12:17

Miguel escreveu:E será que há mesmo mercado?

Miguel,

O mercado existe, muitos colecionadores precisam de um serviço decente.
Claro que não será para os marreteiros do Bixiga & Cia.

O que o consumidor tem que entender é que a limpeza de um relógio manual comum a marca tanto importa Omega, Rolex, Lanco, etc. terá o mesmo valor.

Paulo
TempusVivendi
Pleno

Relojoeiros confiáveis

Mensagem não lidapor sjmartins » 17 Jan 2008, 20:33

Um relojoeiro bom, realmente não está fácil encontrar. Os colegas do fórum fariam alguma recomendação específica? Digo, quais profissionais os atendem para conserto e manutensão de relógios de pulso/bolso com complicações, movimentos antigos (pré séc. XX), etc?

:-? Sandro Martins
sjmartins

Re: Relojoeiros confiáveis

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 18 Jan 2008, 02:22

sjmartins escreveu:Um relojoeiro bom, realmente não está fácil encontrar. Os colegas do fórum fariam alguma recomendação específica? Digo, quais profissionais os atendem para conserto e manutensão de relógios de pulso/bolso com complicações, movimentos antigos (pré séc. XX), etc?

:-? Sandro Martins

Sandro,

Eu conheço muitos relojoeiros, desde os de R$ 20 até os R$ 200 pelo mesmo serviço.
Quer saber de uma coisa, não recomendo nenhum.
Acabo sempre estressado com relojoeiros, no inicio o trabalho é rápido e muito bom, depois ficam relaxados.
O correto seria uma empresa com uma boa estrutura, sem criar amizade com o relojoeiro.
Eu tenho ótimas relógios do século 18, eu já vendi alguns justamente por causa disso.

Já cheguei a comprar lotes e mais lotes de peças para relógios antigos, qualquer hora posto aqui.
Peças para verges, cronos, repeaters, etc..
Eu as comprei para disponibilizar aos relojoeiros, mas que não adiantou nada.

Paulo
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor Edgar » 18 Jan 2008, 13:23

Sabe, Paulo e amigos, relojoeiro é como médico, por exemplo; se você chega no consultório e ocorre aquele "amor" a primeira vista, parece que a coisa até anda....mas se um olhar de canto de olho para o outro.....hi...aí . Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus......

Edgar
Edgar
Senior

Próximo

Voltar para Discussão Geral