Começando...

Para discussão geral sobre relógios de bolso e marítimos.

Moderador: TempusVivendi

Começando...

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 04 Abr 2011, 18:35

Geralmente quando rompemos a barreira dos 40 anos, achamos que estamos imunes a novas paixões, pois bem... eu pensava assim!
Sempre tive uma admiração muito grande por relógios de bolso mas nunca tinha possuido nenhum. Tenho uma corrente de relógio, que aqui no Rio Grande do Sul chamam de "Cadena", presente que eu ganhei a cerca de 20 anos, de um colono italiano, que hoje se vivo fosse teria mais de 100, remexendo as coisas aqui em casa, a encontrei, e resolvi comprar meu primeiro relógio.
Sou de uma família de ferroviários e lembro até hoje, as comparações acaloradas de meus avôs, quanto a qualidade de seus relógios; Um dono de um Tissot e outro de um Omega, enquanto a comida era feita no fogão a lenha.
Se eu pudesse voltar no tempo...
Venho pedir a ajuda dos amigos, pois não entendo absolutamente nada do assunto... só sei que gosto!
Khronos1971
Iniciante

Registro: 03 Abr 2011, 15:15

• Só Relógios - Negocie on Line

Re: Começando...

Mensagem não lidapor anton » 05 Abr 2011, 02:09

Saudações Khronos.
Seja bem-vindo.

Esse "departamento" do fórum não é bem minha área, mas pra começar eu te faço um convite: que tal postar aqui no tópico imagens do seu relógio e da "cadena"?
Com certeza o Paulo (TempusVivendi) dará uma palavrinha sobre tua peça.
Nessa área ele é fera.

Ficamos no aguardo...

Um abraço.
anton

PS: a família de minha mãe é de Santa Maria e aliás o meu avô era ferroviário também. ;-)
anton
Senior

Registro: 06 Out 2009, 11:25

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 06 Abr 2011, 13:24

Boa tarde Anton, grato pelas boas vindas, bom saber que tenho conterrâneos neste espaço!
Bem da verdade... acometido de um surto de loucura comprei um relógio... e mais 6 depois, minha esposa me olha atravessado até agora... pelo fato de eu ser um "Acumulador" nato; mas estou me desfazendo de outras coisas que colecionava e não tinha mais interesse (selos, moedas...).
Digo um surto de loucura pois, 5 relógios que comprei não funcionam... mas me agrada muito a idéia de devolver a eles a "vida" . Tenho como fazer em casa a limpeza das caixas por ultrasom, e um tratamento de eletrólise para fixação de metal, depois o polimento, para devolver o brilho, não tenho idéia de como vou fazer com os mostradores. existem relojoarias boas aqui na cidade... mas estou procurando alguém que trabalhe em casa... é difícil mas vou descobrir ainda, para fazer a limpeza da maquina em si e os ajustes.
O primeiro relógio é um Roamer, eles tem site, mas não sei maiores informações se é uma boa marca ou não!

Pergunta: como eu faço para postar imagens aqui?

Obrigado a todos, um abraço cordial...
Edmilson Machado
Khronos1971
Iniciante

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 07 Abr 2011, 09:24

Seguem em Anexo as imagens do relógio Roamer:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Espero que seja possível visualizar!
Edmilson Machado
Khronos1971
Iniciante

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 07 Abr 2011, 12:23

Olá Edmilson,

Seja bem vindo ao fórum e parabéns pelo relógio!

A Roamer foi fundada em 1888 e praticamente quase desapareceu na era do quartzo, a marca ainda existe e você pode ver nesse link http://www.roamer.ch e tem até uns modelos interessantes.

O seu relógio usa um ebauche de primeira qualidade (máquina feito por terceiros, o que é muito comum na relojoaria) da Cortebert, depois diga se tem algum numero gravado em cima da maquina ou ao lado do balanço.

Um grande usuário desse ebauche foi a Rolex em seus relógios de bolso e nos Panerai.

Abraço,

Paulo

Photo in The Purists
Imagem
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Registro: 09 Dez 2006, 00:58

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 07 Abr 2011, 19:53

Muito obrigado pelos esclarecimentos a respeito do relógio Paulo, posto o número do mesmo (caso exista) até o fim de semana visto que não me encontro em casa!
Esqueci de postar as imagens da "cadena", não sei porque a italianada daqui chama assim...
Ai estão elas:

Imagem

Imagem

Imagem

Grato pela atenção do amigo, um abraço... Edmilson!
Khronos1971
Iniciante

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 08 Abr 2011, 09:01

Edmilson,

Linda corrente ou "cadena" para relógio de bolso ou "algibeira".
Acredite tem gente que só coleciona correntes.
Já vi correntes sendo vendidas mais caras do que relógios e não eram de ouro.

Abraço,

Paulo
A primeira e maior loucura do ser humano é quando ainda espermatozóide entra numa corrida maluca para fertilizar um óvulo.
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 11 Abr 2011, 19:32

Boa noite! como falei anteriormente comprei alguns itens com a intenção de recuperação. Pois bem... apresento aos senhores as peças, ambas e estado precário... Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
O relogio com visor branco apresenta os seguintes dizeres no mostrador, GBF ou GRF Roskopf Patent.E na maquina Repased de - segunda mans.
O com visor escuro a única inscrição, é no visor Made in Germany.
Grato pela atenção... Edmilson!!!
Khronos1971
Iniciante

Mensagem não lidapor anton » 11 Abr 2011, 22:35

Bonito Roamer, Edmilson.

Parabéns.

Abs.
anton
anton
Senior

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 12 Abr 2011, 00:34

Grato pelo apoio dos amigos Paulo e Anton nesta "enpreitada"!!! :-D
Khronos1971
Iniciante

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 12 Abr 2011, 11:41

Khronos1971 escreveu:Grato pelo apoio dos amigos Paulo e Anton nesta "enpreitada"!!! :-D

Edmilson,

A recuperação do Roskopf não é difícil, é um relógio muito comum e é fácil achar peças de reposição ou mesmo mandar pivotar o eixo do balanço que pela foto me parece ser o problema.

Agora meu amigo o outro vai ser barra, começando pela máquina que é desconhecida e terminando pelos ponteiros que faltam.
Acredite que ponteiros é um tremendo problema, tenho centenas por aqui e em 99% das vezes não consigo encontrar o que preciso.

Abraço,

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 26 Abr 2011, 22:30

Boa noite amigos, posto a seguir fotos do Omega que comprei recentemente.
O número de serie no movimento é 6569671, e na caixa 7305643.
Infelizmente uma das tampas foi "arranhada" com datas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Khronos1971
Iniciante

Mensagem não lidapor anton » 27 Abr 2011, 07:15

Saudações, Edimilson.

Essas datas arranhadas são um habito nefasto que alguns relojoeiros tem de deixar nos relógios depois que fazem algum conserto/revisão.
Um crime.

De resto, o estado do teu Omega é espetacular.

Parabéns e abraços.
anton
anton
Senior

Mensagem não lidapor TempusVivendi » 27 Abr 2011, 10:14

Caro Edmilson,

Belo relógio, máquina ajustada o que não é muito comum na Omega.
Um detalhe, o numero da máquina indica quando ela foi produzida e o numero da caixa indica quando o relógio foi produzido.
Dê uma olhada nesse tópico viewtopic.php?f=43&t=947 que tem uma tabela para fabricação de caixas.
Quanto as gravações de datas, veja nesse link viewtopic.php?f=28&t=116 o que fizeram na tampa de um relógio de bolso, está no final do tópico.

Abraço,

Paulo
By Paulo Daneu
TempusVivendi
Pleno

Mensagem não lidapor Khronos1971 » 28 Abr 2011, 00:26

Grato Paulo e Anton, agora... o "Gaiato" que rabiscou 1892, estava tentando conferir antiguidade no relógio correto? aproveito a oportunidade para questionar os amigos que são maiores conhecedores do mercado; onde eu poderia encontrar o aro do visor de um Hebdomas, que no encaixe (ou rosca não sei qual é o sistema) deste aro tem algo em torno de 45mm?
Edmilson!
Khronos1971
Iniciante

Próximo

Voltar para Relógios de Bolso & Marítimos